Nossa Base

  • No Ensino Fundamental os alunos constroem diariamente seus valores, atitudes e conhecimentos intelectuais e sociais. É especialmente neste período, que a criança percebe-se em relação a si mesma, ao outro e ao mundo, assumindo uma postura mais ativa diante dessas esferas todas. O objetivo principal desta etapa é construir, com cada aluno, seus instrumentos próprios para uma participação plena na sociedade de maneira crítica, criativa e com responsabilidade social. 

    A base do Ensino Fundamental é formada por três elementos inseparáveis no processo de desenvolvimento da pessoa e do cidadão: família, escola e sociedade

    Do 1º ao 5º Ano buscamos oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento dos aspectos físico, intelectual, social e ético do aluno. Trata-se de um período fértil para a construção de valores e atitudes que promovem e fortalecem as relações interpessoais. Outro aspecto de extrema importância dessa fase é o processo de letramento, que possibilita ao aluno a utilização da leitura e da escrita como instrumentos para o seu desenvolvimento e ação no e para o mundo.

    Do 6º ao 9º Ano possibilitamos ao aluno o contato com as múltiplas e diversas formas de conhecimento, além de experiências que fomentem a autonomia e a criticidade. A leitura, escrita e cálculo são aprimorados. Com mais professores, disciplinas e responsabilidades, o aluno desta etapa vivencia uma experiência nova, que exige adaptação e empenho. Trata-se de um processo no qual a presença ativa da família é primordial e merece apoio da escola.